segunda-feira, 22 de junho de 2009

Queratina


A queratina é uma proteína fibrosa que ajuda no processo de formação da estrutura do corpo. Essa proteína é constituída de 15 aminoácidos, sendo a cisteína a mais predominante. A queratina ajuda a formar as unhas e os cabelos.

A Importância da Queratina para os Cabelos

A queratina tem a função de envolver o fio com uma película, tornando-o mais resistente e com mais elasticidade. Além disso, fortifica, hidrata, reestrutura e dá brilho aos cabelos.

O cabelo já possui normalmente a queratina, mas devido às agressões químicas — coloração, poluição, cloro e raios solares — ele acaba perdendo essa proteína. Por isso é importante fazer a reposição de queratina das madeixas.

Quando, entretanto, não há agressões à fibra capilar e o cabelo é tratado com muitosprodutos à base de queratina, há um enrijecimento desnecessário na fibra — podendo ocasionar ressecamento dos fios. Por isso, saiba dosar a quantidade de produtos capilares com queratina.

Tratamentos com Queratina

Existem algumas técnicas de aplicação da queratina. As principais são:

Nanoqueratinização
Cauterização
Plástica capilar
Reestruturação

A nanoqueratinização é feita com uma escova ligada a um aparelho contendo queratina líquida. Essa escova é passada nas mechas, liberando a queratina em forma de vapor. A finalização é feita com a chapinha de cerâmica.

A cauterização, ou plástica capilar, é feita em etapas: limpeza dos fios, hidratação, carga de queratina, aquecimento com chapinha (para maior penetração do produto) e finalização com silicone. Saiba mais detalhes sobre cauterização capilar.

Para que o tratamento seja eficiente, é recomendado fazer 3 ou 4 sessões, com intervalos de 20 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário